O Colégio CELQ, de Amambai, foi um dos seis representantes de Mato Grosso do Sul selecionados para a etapa estadual da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), maior competição nacional estudantil de empreendedorismo de impacto promovida pelo Sebrae.
A edição de 2025 do desafio contou com 62.276 estudantes inscritos em todo o país, voltado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior. No total, foram enviados mais de 5 mil projetos, dos quais 486 foram aprovados para a etapa estadual. Em Mato Grosso do Sul, apenas seis projetos avançaram para essa fase, entre eles o “Bom Dia, Cinderela!”, desenvolvido pela equipe Newtons do Cerrado, do Colégio CELQ.

A equipe é formada pelas alunas Ana Luiza Docusse Barcelos, Daniela Shiratsu Sakaue e Larisse Moreira Bambil, do 9º ano, e pelos alunos Davi Brandão Triller e João Felipe André Bernardi da Silva, do 8º ano. O grupo é orientado pelo professor Luis Carlos Moreschi Neto e conta com a colaboração do professor Luiz Cezar Souza Nascimento.
De acordo com a diretora do CELQ, Aline Marchese Benedeti, o projeto propõe o desenvolvimento de um teste rápido para detecção de bebidas adulteradas, com foco na prevenção de crimes e na segurança do consumidor. A iniciativa alia ciência, inovação e responsabilidade social, apresentando uma solução prática e de grande impacto.
A etapa estadual da Liga Jovem SEBRAE 2025 foi realizada entre 23 de setembro e 31 de outubro, reunindo mais de 2 mil alunos em todo o país, avaliados por meio de 81 bancas com mais de 300 jurados.
Agora, a equipe do CELQ aguarda o resultado da fase estadual. Os projetos selecionados seguirão para a etapa nacional, onde os vencedores concorrem a uma viagem internacional de 10 dias ao México e a mais de R$ 600 mil em prêmios.


